Resumo
Não só as Organizações de hoje em geral, mas especificamente as organizações públicas em particular, enfrentam desafios diversos e complexos em que o conflito é ubíquo. Por isso, coordenar a articulação funcional dos atores organizacionais e garantir o seu empenho em objetivos, missões e tarefas passou a exigir uma quase contínua interação negocial, enquanto forma eficaz de superar conflitos e diferenças. No contexto da Administração Pública, a divergência de interesses de indivíduos e grupos, seja no âmbito do desenho e implementação de políticas Públicas, seja no âmbito da avaliação do desempenho, potenciam a perturbação das relações interpessoais e do clima de trabalho, sendo crucial saber construir processos partilhados de negociação e de resolução dos problemas.
Numa equipa competente a gerir conflitos, as pessoas tendem a encontrar soluções inovadoras, aprendem com a experiência e adaptam-se mais facilmente à mudança. Neste curso, os participantes poderão desenvolver as competências necessárias para tirar partido da face positiva dos conflitos
OBJETIVOS
No decorrer desta ação de formação, os participantes obtêm ferramentas para lidar eficazmente com situações de conflito e negociação no quotidiano profissional. Paralelamente, serão convidados a elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual de Competências com base numa estrutura proposta em documento a fornecer no início da ação e com o apoio do formador.
No final da formação os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar a natureza dos conflitos nas organizações públicas
- Compreender a inevitabilidade do conflito e a necessidade de o gerir de forma construtiva
- Usar técnicas de comunicação eficazes na abordagem de situações conflituais
- Tirar partido das potencialidades do estilo individual de negociação, demonstrando flexibilidade nas escolhas de estratégias para as diferentes situações
- Usar competências estratégicas e técnicas para criar e dividir valor numa negociação
Destinatários
- Quadros e dirigentes da administração pública
Vagas
25
Plano Curricular
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Tipos de conflitos; conflitos de crenças e de recursos escassos.
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Fontes de conflito nas organizações
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Conflitos funcionais e disfuncionais
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Conflitos nas equipas: das divergências nas decisões aos objetivos compartilhados
- Conhecer o estilo individual de gestão dos conflitos (pontos fortes e fracos)
- Dos estilos às estratégias: escolher como agir consoante a situação
- Ultrapassar as crenças individuais que dificultam a construção de soluções conjuntas nos processos conflituais.
- Relação interpessoal e comunicação: duas faces da mesma moeda
- A escuta ativa como suporte da empatia e da confiança no relacionamento interpessoal; comportamentos que se opõem à empatia
- A comunicação não-verbal como potenciadora da eficácia da negociação
- Técnicas de controlo do diálogo: articular o uso das técnicas de perguntas e da escuta ativa
- Assertividade na comunicação: como manter a firmeza e preservar a relação de confiança com o interlocutor
- Gerir conflitos e negociar online: oportunidades e ameaças
- Saber lidar com os problemas gerados pelos media online (email, sms, chat)
- Duas abordagens: negociação distributiva e integrativa; da competição à cooperação.
- Criar valor na negociação: estratégias e táticas integrativas
- Distinguir posições e interesses para descobrir o potencial integrativo das diferenças entre as partes
- Como conciliar firmeza e relação pessoal positiva.
- Dividir recursos: estratégias e táticas distributivas
- Dinâmica das concessões e das contrapartidas: saber controlar as concessões, equilibrar as contrapartidas e usar o “não positivo”
- Como reagir a ameaças e a ultimatos: ampliar a eficácia da resposta em situações extremas
- Chaves para desbloquear uma situação de impasse e retomar o diálogo em clima de cooperação; o uso de acordos contingentes
- Técnicas para fechar e tornar firmes os acordos
- Negociar em nome de outrem: particularidades e implicações da prestação de contas na negociação
- Como abordar a negociação nos litígios: direitos, poder e interesses
Preço
- Custo completo: 185,00€
ESTRUTURA DE DESCONTOS
- Trabalhadores das entidades associadas do IPPS-Iscte - 20% de desconto
- Alunos do Iscte - 20% de desconto
- Antigos alunos se sócios ALUMNI (se não é sócio saiba AQUIcomo efetivar a sua inscrição no clube) - 10% desconto
Horário
Laboral
- 15 a 19 de abril 2024
- 14h30 - 18h00
- Aulas síncronas, via Zoom
- 15h de contacto
- 10 a 14 de fevereiro 2025
- 15h00 - 18h00
- Aulas síncronas, via Zoom
- 15h de contacto