Escolha o seu idioma

Inteligência Artificial Generativa no Ensino e Investigação

Contactos

Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I)
Gabinete 2SE3
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Segunda-feira:
10h-13h
Terça a sexta-feira:
10h-13h | 14h30-18h

Resumo

A necessidade de capacitar o corpo docente e de investigadores do Ensino Superior com competências na área da inteligência artificial generativa tornou-se imperativa devido à crescente importância e aplicação desta tecnologia no contexto académico. A rápida evolução e inovação na área da IA generativa exige que os profissionais académicos acompanhem esses avanços para se manterem atualizados e aptos a integrar estas ferramentas nas suas atividades.

Além disso, é essencial preparar os docentes e investigadores para lidar com os desafios éticos e sociais inerentes ao uso da inteligência artificial generativa, especialmente no ambiente académico, onde questões de responsabilidade, transparência e equidade são cruciais.

Este curso visa, portanto, fornecer as competências necessárias para a utilização responsável da IA generativa nas práticas de ensino e investigação, assegurando que o impacto positivo dessas ferramentas seja maximizado e eventuais riscos mitigados. Ao capacitar os docentes e investigadores, estamos a fortalecer a capacidade do corpo docente e dos investigadores para impulsionar a inovação, promover a excelência académica e contribuir para um ambiente de ensino e investigação mais ético, inclusivo e orientado para o futuro.

O Curso irá decorrer de forma presencial, no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.

Objetivos

O curso sobre o uso da inteligência artificial generativa para docentes e investigadores tem como objetivo oferecer uma compreensão abrangente dos princípios da inteligência artificial generativa e a sua relevância para atividades de ensino e investigação científica.

Os participantes (docentes e investigadores do Iscte) irão explorar as diversas aplicações práticas da inteligência artificial generativa em diferentes áreas, adquirir habilidades para integrar ferramentas de inteligência artificial generativa nas suas atividades académicas e analisar os desafios éticos e sociais associados a esse contexto.

Além disso, o curso visa capacitar os participantes a desenvolver estratégias eficazes para avaliar e validar os resultados obtidos com a utilização da inteligência artificial generativa, promovendo assim um ambiente de aprendizagem que enfatize a reflexão crítica e a aplicação responsável da tecnologia.

Destinatários

  • Docentes e Investigadores do Iscte

Vagas

30

Plano Curricular

Programa

  1. Compreender os princípios fundamentais da inteligência artificial, e em particular a inteligência artificial generativa, e a sua relevância para o ensino e investigação científica;
  2. Explorar as diversas aplicações da inteligência artificial generativa em atividades de ensino e investigação em diferentes áreas;
  3. Adquirir habilidades práticas para integrar ferramentas de inteligência artificial generativa em atividades de ensino e investigação;
  4. Analisar as possibilidades e desafios éticos e sociais associados ao uso da inteligência artificial generativa no contexto académico;
  5. Desenvolver estratégias eficazes para avaliar e validar os resultados obtidos com a utilização da inteligência artificial generativa em contextos académicos.

Equipa docente

Preço

Gratuito

  • Curso exclusivo a docentes e investigadores do Iscte

Horário

Laboral

Formação presencial (10h)

Datas de Inscrição

O período de inscrições pode encerrar antes do dia anunciado caso a edição fique completa.

INSCReva-se

Lecionado em Português

  • Ensino Presencial no Iscte