
Pedro Adão e Silva - Presidente da Direção do IPPS-Iscte
O IPPS-Iscte é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da qualidade das políticas públicas e sociais aos níveis local, regional, nacional e internacional. Fundado em 2011, o Instituto resulta da associação entre o Iscte e:
- ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação, I.P.)
- CMC (Câmara Municipal de Cascais)
- CML (Câmara Municipal de Lisboa)
- CMS (Câmara Municipal de Setúbal)
- ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos)
- IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.)
- Lusa (Agência de Notícias de Portugal, S.A.)
- Montepio Geral (Associação Mutualista)
- SCML (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)
A nossa intervenção visa contribuir para a capacitação das pessoas e das instituições que intervêm no processo das políticas públicas e sociais ao longo de todo o seu ciclo – desde a conceção, o planeamento e a programação, passando pela implementação e a monitorização, até à avaliação de resultados e à sua comunicação.
Prosseguimos os nossos objetivos desenvolvendo cursos de formação, projetos de apoio ao desenvolvimento das organizações e momentos de divulgação e partilha de conhecimento sobre políticas públicas e sociais. Recentemente alargámos a nossa atividade ao desenho, planeamento e avaliação de políticas públicas.
As nossas atividades são dinamizadas por docentes e investigadores do Iscte, por técnicos e dirigentes das outras entidades associadas e por vários especialistas que colaboram regularmente com o IPPS, indo ao encontro das necessidades dos nossos públicos-alvo no âmbito da capacitação para as políticas públicas e sociais.
Caso queira acompanhar regularmente a nossa atividade, pode subscrever o envio de comunicações do IPPS-Iscte. Clique AQUI.
Estrutura


Mesa da Assembleia
Presidente: Maria de Lurdes Rodrigues
Vice-Presidente: João Salis Gomes
Secretária: Susana Martins
Direção
Presidente: Pedro Adão e Silva
Vice-Presidente: Filipe Nunes
Vogal: Maria Asensio
Vogal: Sérgio Lagoa
Vogal: Florinda Matos
Conselho Fiscal
Presidente: Ricardo Barradas
Vogal: Diptes Bhimjee
Vogal: Alexandra Marques
Diretora Executiva: Isabel Flores
Coordenadores:
- Paulo Feliciano
- David Ferraz
- Carolina Morais
- Rodrigo Morais
- Ana Teresa Rocha
Projetos: Yilian Pérez; Miguel Madeira; Eduardo Cardoso; Fábio Anunciação
Formação: Ana Ribeiro; Inês Santos; Helena Alvito; Guilherme Bravo; Eduardo Cardoso
Comunicação e Divulgação: Guilherme Bravo; Inês Santos; Eva Guedes
Gestão: Tatiana Coelho; Ana Ribeiro
A Unidade de Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas (UPAPP) do IPPS-Iscte apoia as instituições que intervêm no desenho e implementação de políticas públicas a cumprir a sua missão, produzindo e transferindo conhecimento útil para a sua ação. A UPAPP é um centro de competências nos domínios do planeamento e avaliação de políticas que potencia os recursos existentes IPPS-Iscte para procurar soluções que tornem mais eficazes e eficientes os instrumentos de política pública nos diferentes domínios setoriais.
O crescente relevo atribuído ao escrutínio das políticas públicas e a necessidade de apoio na sua conceção e implementação, tornam a aproximação à Universidade indispensável. Criada em 2022, a UPAPP do IPPS-Iscte tem como preocupação central acrescentar valor às políticas públicas, beneficiando da investigação académica e da sua valia metodológica.
O nosso compromisso com a resposta aos desafios societais e o rigor profissional com que respondemos às solicitações que nos chegam contribuem para fazer de cada trabalho uma oportunidade de inovação.
Os principais domínios de intervenção da Unidade de Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas são:
- Desenho e planeamento de planos estratégicos, programas e projetos. O exercício de planeamento pode aplicar-se a contextos setoriais ou territoriais.
- Apoio à tomada de decisão no contexto da gestão e execução de políticas públicas. Compreende a sistematização e análise de conhecimento adquirido nos trabalhos realizados, na análise de dados disponíveis e na mais recente literatura científica, aplicando-o à resolução de problemas concretos.
- Avaliação e monitorização de políticas, programas e projetos, podendo corresponder a exercícios ex-ante preparatórios da sua programação, de apoio à sua implementação ou de aferição e análise de resultados e impactos.
- Planeamento, implementação e avaliação de referenciais de promoção da qualidade, nomeadamente nos domínios da educação e formação.
- Projetos internacionais que visam o intercâmbio e a produção de conhecimento e inovação com impacto sobre as políticas públicas.
- Capacitação metodológica de pessoas e instituições nos domínios do planeamento e avaliação, através de estratégias de formação de curta duração e de formação-ação.
Coordenador da Unidade de Avaliação de Políticas Públicas |
Coordenadores de Projeto |
|---|---|
| Isabel Flores | |
| Paulo Pedroso | |
| Ricardo Paes Mamede | |
| Teresa Evaristo |