Estratégias pedagógicas na plataforma NAU para o desenvolvimento de competências de comunicação digital na administração pública: Avaliação e recomendações para otimização

 Autor

  • Maria da Graça Leal Brites

 Curso

Mestrado em Digitalização na Administração Pública

 Orientação

 Resumo

Este trabalho analisa as estratégias pedagógicas dos cursos oferecidos na Plataforma NAU, com foco no desenvolvimento de competências digitais e de comunicação para a Administração Pública em Portugal. Os MOOCs (Massive Open Online Courses) desta plataforma visam democratizar o acesso ao ensino e modernizar o setor público, alinhando-se com as políticas de transformação digital do país e com a Estratégia de Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026. A investigação centra-se em quatro cursos — Cidadão Ciberinformado, Supercomputação, Participação e Igualdade de Género nas TIC, e Comunicar com Clareza — , selecionados pela sua relevância temática e contributo para a capacitação digital e inclusiva dos trabalhadores públicos. Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise é estruturada em cinco critérios principais: clareza dos objetivos de aprendizagem, interatividade, aplicabilidade prática, acessibilidade e inclusão, e qualidade dos recursos didáticos. Os resultados mostram que, embora os cursos da NAU apresentem uma base sólida, áreas como a interatividade e a personalização podem ser otimizadas para melhorar a retenção e o envolvimento dos formandos. As recomendações incluem o uso de inteligência artificial para adaptar conteúdos ao perfil dos formandos, a criação de espaços de discussão colaborativa, e o fortalecimento das práticas de acessibilidade. Conclui-se que a Plataforma NAU tem potencial para ser uma referência na capacitação digital para a Administração Pública, especialmente se forem implementadas as melhorias propostas. Este estudo contribui com uma análise prática das estratégias pedagógicas, propondo recomendações alinhadas com a transição digital e a sustentabilidade das competências na Administração Pública.


Este trabalho analisa as estratégias pedagógicas dos cursos oferecidos na Plataforma NAU, com foco no desenvolvimento de competências digitais e de comunicação para a Administração Pública em Portugal. Os MOOCs (Massive Open Online Courses) desta plataforma visam democratizar o acesso ao ensino e modernizar o setor público, alinhando-se com as políticas de transformação digital do país e com a Estratégia de Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026. A investigação centra-se em quatro cursos — Cidadão Ciberinformado, Supercomputação, Participação e Igualdade de Género nas TIC, e Comunicar com Clareza — , selecionados pela sua relevância temática e contributo para a capacitação digital e inclusiva dos trabalhadores públicos. Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise é estruturada em cinco critérios principais: clareza dos objetivos de aprendizagem, interatividade, aplicabilidade prática, acessibilidade e inclusão, e qualidade dos recursos didáticos. Os resultados mostram que, embora os cursos da NAU apresentem uma base sólida, áreas como a interatividade e a personalização podem ser otimizadas para melhorar a retenção e o envolvimento dos formandos. As recomendações incluem o uso de inteligência artificial para adaptar conteúdos ao perfil dos formandos, a criação de espaços de discussão colaborativa, e o fortalecimento das práticas de acessibilidade. Conclui-se que a Plataforma NAU tem potencial para ser uma referência na capacitação digital para a Administração Pública, especialmente se forem implementadas as melhorias propostas. Este estudo contribui com uma análise prática das estratégias pedagógicas, propondo recomendações alinhadas com a transição digital e a sustentabilidade das competências na Administração Pública.

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